quinta-feira, 24 de março de 2011

Revolution and Love

Acabo de voltar do primeiro dia de Kosmopolis, a festa da literatura amplificada. Una passada. A abertura do evento foi literalmente uma abertura. O organizador era argentino, o que para mim já significou muito. Sudamericanos, além de camareros, também sao organizadores de festivais internacionais em Barcelona. De puta madre.

A primeira conferencia foi de um jovem teatrólogo frances do qual nao me lembro o nome, mas lembro que gostei de suas associaçoes matemáticas-mitológicas sobre o processo criativo do artista.

A segunda atividade, uma conversa com a escritora dinamarquesa Janne Teller, nao me chegou completamente, pois Janne falava em ingles e somente havia traduçao para o catalán. Mas o que me chegou, eu gostei, e poderia resumir toda a sua fala em uma frase: the good good fiction is more real than reality.

A terceira conferencia, tao esperada por mim, foi um fracasso. Se tratava de uma suposta conversa entre o brilhante escritor escoces Ian McEwan e um intelectual catalao do qual eu nao faço ideia de quem seja e prefiro seguir na minha ignorancia, pois este conseguiu estragar a fala do grande escritor de “A praia”, que, além de nao ter tido a oportunidade de expressar suas ideias com liberdade e inteligencia, teve que escutar as tonterías ditas por este tío tan aburrido que insistia na ideia de progresso artístico, utilizando-se de argumentos como “la pintura es la arte de transformar 3 dimensiones en 2 dimensiones.” Joder! Ian McEwan nao volta mais à Barcelona.

Depois de tantas experiencias intelectuais tao distintas, nos llegó un regalo del cielo, D’BL YOUNG ANITAFRIKA, uma artista jamaicana que nao ouso enquadrar em nenhum estereótipo ou categoria. Uma mulher que vive. Uma mulher que fala. Uma mulher que canta. Uma mulher que pensa. Uma mulher que sente. E mais que tudo isso, uma mulher que sorri, e o seu sorriso transmite todas as dores e prazeres do mundo. Toda a sede por amor. Toda a fome por justiça sem violencia. Todo o calor humano. Tudo que necessitamos. Revolution and love.

Nenhum comentário: