quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O poder do mito

Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.

Joseph Campbell

3 comentários:

Pedroporto disse...

Me identifiquei às ganha. Nunca engoli muito essa história de sentido da vida. Qual é o sentido da vida de uma lagartixa? Crescer e botar ovos pra perpetuar a espécie. E no intervalo correr atrás de moscas e se esconder dos predadores. Os seres humanos não são nada além de lagartixas sem rabo com neuroses que o impedem de viver por viver. E ainda por cima não conseguimos subir pelas paredes. A angústia da existência força-nos a tentar achar um sentido que supostamente faça mais sentido. É difícil pra mim imaginar uma lagartixa ou um urso polar angustiado.

Juliana Ben disse...

Ah Pedro, mas ao mesmo tempo, o pensamento nos leva a coisas táo incríveis. Existe uma siblimaçao que passa pelo racional e que vale muito a pena. Pensar, estudar, discutir coisas que me agradam tb me faz sentir viva, assim como amar, comer, gozar, e tantas outras coisas sensitivas pelas quais passo. As lagartixas tem a vantagem de nao pensar e, assim, nao acumular neuroses. Os seres humanos tem a vantagem de pensar e, assim, sublimar de uma outra forma.

Juliana Ben disse...

E experiência de estar vivo, de que Campbell fala, também passa pelo racional.